Europa

Paris, Mon’amour. Perca-se!

Qual a sua preferência: artes, romantismo, gastronomia, compras? Junte tudo em um só lugar e você estará em Paris.
E Se vai a Paris, fizemos uma lista com algumas dicas pra você. 

Rio Sena

Passeie pelas margens do Rio Sena, se estiver a dois, de mãos dadas, romanticamente; Não se esqueça de passar pela Pont des Arts , aquela dos cadeados, que inclusive estão sendo removidos, mas os turistas amantes sempre repondo-os. Em todo caso, por favor não jogue a chave no rio.

Se gostar de passeios de barco, indicamos o Bateaux Mouche, você pode entrar no site e escolher entre os mais românticos aos mais simples. Vale muito a vista.

www.bateaux-mouches.fr

 Igrejas

A cidade luz tem belas igrejas, de vários estilos diferentes, uma mais bonita que a outra. Fizemos uma sequência de três delas: a primeira, e mais conhecida, pelos seus vitrais é a Catedral de Notre-Dame, se tiver coragem, conheça os gárgulas e veja a cidade de cima de sua torre;

 

A segunda é a discreta Igreja de Santa Madalena, bem próximo da Ópera Drouot, poderia passar despercebida, mas não passou, ainda bem;

A outra é a basílica de Sacré-Couer, linda por dentro e por fora, do alto do morro vê-se Paris linda e iluminada. Esta igreja fica no bairro de Montmartre e é visita obrigatória. .

Bairro de Montmartre

Montmartre, é o velho bairro boêmio de Paris, imperdível. A Basílica do Sacré Couer, está lá, no ponto mais alto da cidade. As ruas são estreitas e sinuosas e tem uma feirinha de arte no topo. Lá também fica o famoso Moulin Rouge, todos dizem que é um programa, digamos, turistão, e é! Caro e com direito a fila desde o fim de tarde. Passamos pela frente, mas não entramos.

Nessas redondezas está o território dos bordéis, os moradores não indicam de jeito nenhum que os turistas conheçam, nem mesmo por curiosidade. Nós, como prezamos o que os nativos nos contam, então… de jeito nenhum não é?

Outro ponto importante desse bairro é: se alguém parar você para colocar uma pulseirinha, puxar conversa, se quiser vender algo fora das feiras e lojas, ou atrair você para aqueles joguinhos de rua. Não pare! Ou melhor, corra! Estamos falando sério. Nada aconteceu com a gente, mas já ouvimos relatos absurdos de pessoas que foram coagidas a pagar alto por objetos insignificantes, por sentirem-se ameaçadas. Brasileiro, você não vai dar uma de leso em Paris, né?

Louvre 

Demoramos um tempo pra decidir o que postar do Museu do Louvre, então, ficamos com o clássico. Porém, tenha a certeza de que o museu é muito mais do que você pode imaginar. É um lugar para ir uma, 10, 100 vezes e sempre vai ter algo que você não viu.

Se você gosta de museus, vá; se você não curte os museus, vá também. Porque o conceito do Louvre é muito amplo, converge história, arte, arquitetura e muito de todo o mundo, não só da França.

A obra mais conhecida do Museu do Louvre é a icônica Monalisa de Leonardo da Vinci. Mas, além dessa magnífica pintura, o maior museu do mundo tem muitas outras obras incríveis.

Mesmo os que não tem aquela veia artística, o passeio vale a pena por ser um misto de história, curiosidades, arte e muito mais.

Reserve um dia para visitar, chegue cedo e saia no fim da tarde quando puder passear pelo jardim e, quem sabe, dar uma esticadinha até à ponte das Artes, à Pont Neuf.

Perca-se lá dentro. E, fique tranquilo se sair de lá com a impressão de que não viu quase nada do que o Louvre dispõe, pois se você passar 5 segundos olhando cada obra do museu, em 3 meses você ainda não vai ter terminado. Portanto, pense antes no que você quer ver além da ‘Gioconda’, é claro, e siga em frente!

Dica: Entre pela lateral do Louvre, tem sempre menos gente, afinal, todos só conhecem a entrada da “pirâmide”. Ah, e vá também aos domingos, se puder, a entrada é GRÁTIS, uma economia de 17 euros.

Vamos às compras? 

 Galleries Lafayette

Inaugurada no século XIX, Galleries Lafayette nasceu pretendendo ser um empreendimento ousado e audacioso. Mas, o que impressiona, além das marcas famosas, é a arquitetura do local, que foi criado para ser um “empório de luxo”, onde uma luz dourada, difundida pela cúpula ainda atrai compradores e turistas. “Ici, la mode vit plus fort.” (“Aqui, a moda vive mais forte.”).

Champs Elysées

Depois da 5ª Avenida em NYC, a Champs Elysées é uma das avenidas da moda, do requinte e do luxo, mais famosas do mundo. Você não pode deixar de caminhar nessa linda e florida avenida sem sonhar com uma bolsa da Chanel ou da Louis Vuitton. E, ainda que a sua ideia não seja fazer compras, vá assim mesmo, pois o corredor é cheio de restaurantes, cafés, e tem lojas mais acessíveis também, como a Sephora, por exemplo, além de Wi-fi free. Caminhe até o Arco do Triunfo e visite-o.

Paris Bike Tour

Que tal um passeio de bike? E um passeio de bike, “meia-noite, em Paris”? Parece bom. Mas, é muito melhor do que se pode imaginar, são 3h de passeio pelos principais pontos turísticos da cidade quando eles estão completamente vazios. É isso mesmo. Imagine a Torre Eiffel, a Catedral de Norte-Dame, o Museu do Louvre, Petit e Grand Palais, só para um pequeno grupo de pessoas? Então, fizemos esse passeio e apesar do frio, as pedaladas nos aqueceram e pudemos aproveitar a cidade tranquilamente, com guia turístico brasileiro, que nos deu dicas e muitas informações sobre a cidade. Busque por Paris Bike Tour e agende seu passeio.

Palácio de Versailles

O Palácio de Versalhes ou Château de Versailles é um castelo real suntuoso, que foi o centro do poder do Antigo Regime Francês.

Vale conhecer? Com toda a certeza. A nossa dica é que você reserve um dia para isso, pois, fica um pouco mais distante, fora da cidade. Para chegar lá é necessário pegar trem. Lá você vai entender o quão soberbos eram os monarcas franceses e o quanto ostentavam enquanto o povo vivia à míngua. Pagaram com o pescoço! Mas, quem somos para julgá-los. Pobres mortais de outra era.

O importante é dizer que o Palácio e seus famosos jardins, com cerca de 800 hectares, são uma atração imperdível, especialmente por serem patrimônio da humanidade.

Horário

De 1/04 até 31/10
Palácio: de terça a domingo, das 9h00 às 18h30 horas.
Jardim: todos os dias, das 8h00 às 20h30 horas.
De 01/11 até 31/03:
Palácio: de terça a domingo, das 9h00 às 17h30 horas.
Jardim: todos os dias, das 8h00 às 18h00 horas.

Preço

Adultos: 15€.
Menores de 18 anos: entrada gratuita.
Cidadãos da UE entre 18 e 25 anos: entrada gratuita.
Entre novembro e março: no primeiro domingo do mês a entrada é gratuita.
Entrada gratuita com Paris Pass e Paris Museum Pass.

Onde Comer?

Em Paris, o que não faltam são toques gastronômicos sofisticados e deliciosos. Mas, é sempre bom escolher bem, caso contrário, paga-se muito caro. E pelo amor de Deus, ninguém vai a Paris para comer fast-food, chegaria a ser um crime.

Sobre comer em Paris, um amigo nos disse o seguinte:


“Melhor do que ninguém os franceses sabem reinventar a comida do mundo. E comer, em Paris, é de fato inesquecível.”


E é claro que se quer comer precisa começar por uma padaria e pedir um croissant ou um pão de castanha (humm), um éclair de futas, e até uns macarons, na Ladurée.

Ah, e não esqueça de provar sopa de cebola, cuscuz marroquino em algum restaurante árabe, com um tinto encorpado. Como dizem os franceses, “c’est super!”

Se gosta de fundue vá ao Pain, Vine, Fromage

Pain, Vine, Fromage 

Para rebater o frio, o jantar no restaurante Pain, Vin e Fromage é uma delícia. Uma graça de lugar, preço justo. Mas, não esqueça de fazer reservas antes.

Reservas pelo site: http://painvinfromages.com

Endereço: Pain Vin Fromage – 3, Rue Geoffroy-lAngevin 75004 Paris

Gostou das dicas? Tem dúvidas. Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *