Coliseu
Destaque Europa

Doce e Bela Roma

Do antigo ao moderno, Roma oferece atrações imperdíveis.

Esta bela cidade é histórica e repleta de pontos turísticos. Reunimos aqui as alguns  para você visitar. Descubra conosco o que fazer em Roma.

Coliseu em Roma - Foto de Gustavo Costa Partiu a Dois

O famoso Coliseu, visto à noite. Foto: Gustavo CostaSe você já visitou Londres, Paris, Frankfurt, Lisboa e outras grandes capitais de países europeus, esqueça. Roma não parece com nenhuma delas. Diríamos até que é uma cidade bem mais modesta que estas.

A Itália é um país lindo, com pessoas acolhedoras (nem sempre elas estão em Roma. Rs.), mas é um país com problemas mais aparentes que das outras grandes cidades europeias. Mas, nada tira dessa antiga cidade o seu charme e sua riqueza arqueológica.

Não vá em épocas muito quentes, o calor é de matar. Fomos no fim da Primavera e mesmo assim sofremos.

Atrações “obrigatórias”

Se você pretende conhecer um pouquinho da história de Roma, precisa passar pelo menos 5 dias na cidade. Mas, se você só tem 3, por exemplo, listamos aqui algumas coisas que você não pode deixar de fazer.

Coliseu

Sem dúvida esta é a mais icônica obra da arquitetura Romana. Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, começou a ser construído em 72 d.C e sua obra foi finalizada em 80 d.C. A construção foi utilizada para o combate dos gladiares e outros espetáculos públicos, como caças de animais selvagens, no período medieval. Posteriormente, o prédio foi utilizado para outros fins e teve parte da sua estrutura destruída por um abalo sísmico que assolou Roma.

O que fazer em Roma? Vista do Coliseu
Em frente ao Coliseu, já no Fórum Romano. Foto: Partiu a Dois

O Coliseu é a atração mais visitada de Roma, por isso, prepare-se para enfrentar uma super fila. Mas, a nossa dica é se você for passar pelo menos 3 dias, utilize o Roma Pass, vale para várias atrações e para o transporte público também. Para nós, valeu a pena, pois economizamos muito, além disso, você tem prioridade na entrada nas atrações turísticas que o aceitam.

Se você  optar por não comprar o Roma Pass, não esqueça que o seu ticket do Coliseu vale também para entrada no Fórum e Palatino.

Sugerimos, sinceramente que você contrate um guia para estas atrações. Não é tão caro e você também passa na frente dos outros. Mas, diferente de outros museus, os lugares em Roma, na maioria das vezes não têm a descrição do que é exatamente. Por isso, que o guia é essencial. Mas, se você quer economizar, utilize o áudio-guia (5,50 euros)

Fórum e Palatino

Após sair do Coliseu, pegue a Rua Via-Sacra e siga para o Fórum Romano e o Palatino. A capital italiana é uma cidade com vários sítios arqueológicos, é muita história, talvez por isso seja considerada a “Cidade Eterna”, e mesmo você não gostando tanto assim de história vai se envolver quando olhar e imaginar que está no Monte Palatino e nas ruínas do Fórum, vendo palácios de imperadores e mansões onde nobres viveram há muito mais de 2 mil anos. Concorda que é, no mínimo, curioso e bastante interessante.

O que fazer em Roma? Fórum e Palatino

Dentro das Ruínas do Fórum Romano. Foto: Partiu a Dois.A área é muito grande, mais uma vez, neste caso o guia se torna essencial, porque vai te levar aos locais mais interessantes e explicar cada uma das pedras e ruínas que, sozinho você não entenderá.

Museu Vittoriano

Ainda aos arredores, vá ao museu Vittoriano, um dos prédios mais lindos de Roma, fica na Piazza Veneza, e como o nome sugere, é um monumento em honra à Vítor Emanuel II, o primeiro rei da Itália unificada. O prédio é construído em mármore Botticino e apresente uma linda escadaria, com uma estátua do homenageado à frente. Embora os romanos não gostassem desse prédio, ele se tornou bem popular entre os turistas. O prédio abriga o museu da Unificação italiana e também aceita o Roma Pass.

O que fazer em Roma? Piazza Veneza e Museu Vitoriano
Piazza Veneza em frente ao Museu Vittoriano, em Roma. Foto: Partiu a Dois

Museus Capitolinos

Os museus são um conjunto de palácios romanos, com importantes obras de arte da coleção capitolina. O Museu fica na Praça com o mesmo nome, desenhada por Michelângelo.

Quem já ouviu a lenda de Rômulo e Remo? Neste museu está a escultura da loba amamentando as duas crianças. Não chegamos a tempo, por isso não temos foto. Mas, já vale a lição para a próxima. 🙂

Fontana de Trevi

Este é um dos lugares mais aconchegantes dentre os pontos turísticos de Roma. A Fontana de Trevi é a maior fonte barroca da Itália e reza a lenda que se você jogar uma moedinha na fonte pode pedir para voltar na cidade. Nós jogamos várias, só para garantir.

Fontana de Trevi em Roma.

Vista da Fontana de Trevi à noite. Foto: Partiu a DoisA nossa dica é: chegue cedo se quiser uma boa foto. O local lota de uma forma que você nem imagina. Tente chegar antes das 8h, se não conseguir, vá ao final da tarde, para ver a Fontana ainda com luz do sol e sendo iluminada, à noite. Logo em frente tem um gelato pra aliviar o calor, no verão (e na primavera também), não entre com comida na área da Fonte, é proibido!

Vaticano

Outro lugar que você não pode deixar de ir é no Vaticano. Se você for católico, pode tentar agendar uma audiência com o Papa, vale a pena. Se quiser os detalhes de como conseguir leia este nosso post com o passo a passo.

Cúpula da Basílica

Cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano. Foto: Partiu a DoisAlém da audiência Papal na Praça de São Pedro, sugerimos que você entre na Basílica de São Pedro e suba até a cúpula, a vista é maravilhosa. Mas, são 133m de atura e 551 degraus até o topo. Você consegue ir até pouco menos da metade de elevador, mas o resto não, são 320 degraus estreitos.

Vaticano. Cúpula da Basílica. Vista
Vista da Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *