Ásia Destaque

Istambul em 3 Dias

Roteiro de 3 dias em Istambul para fazer o que o lugar oferece de mais interessante. Mesmo que você tenha poucos dias na cidade.

Aya Sofia - Museu em Istambul
Museu Aya Sofia em Istambul

A Turquia foi um “bônus” para o início de viagem ao Sudeste Asiático

Apesar da descendência turca, nunca vi em mim ou em minha mãe nada da cultura ou da gastronomia que nos remetesse à Turquia. Mas, sempre nutri a vontade de conhecer o País, a história e um pouco mais dos costumes. No planejamento da nossa viagem ao sudeste asiático, apareceu aquela promoção que parava em Istambul, o que encaixou perfeitamente com a minha vontade. Aproveitamos ao máximo, embora não tenha sido, na nossa opinião o tempo suficiente para fazer todas as “paradas obrigatórias”, até porque era início de janeiro, inverno, o que significa que os dias são mais curtos.

Istambul é uma cidade muito grande, a maior do país e a quarta maior do mundo. Ou seja, com três dias você conhece algumas coisas, mas não é suficiente. Uma das peculiaridades da capital turca é que ela é dividida por dois continentes: europeu e asiático. É interessante porque você atravessa o rio e, logo, está em outro continente.

No Aeroporto

Quando chegar a Istambul, não se assuste com o aeroporto Ataturk, embora sua parte externa pareça uma rodoviária, fique tranquilo, mas atento! Se for tomar um táxi, na esteira da bagagem já tem umas dicas sobre os lugares e quanto dá mais ou menos para cada um deles. Para a área central, onde ficamos, custava cerca de 60,00 liras turcas. Eles vão colocar o preço lá em cima. Barganhe até chegar no valor que você viu como média.

Onde trocar Dinheiro?

Leve Dólar americano ou euro, assim é mais fácil trocar e troque no aeroporto o suficiente para pagar o táxi e fazer algo até você chegar a uma casa de câmbio fora, é muito mais vantajoso. Na área central está cheio de casas de câmbio e se for o Grand Bazaar, lá tem e é um bom lugar para trocar também.

Para fazer cálculos, use o aplicativo Currency Rate, é fácil de usar e é uma mão na roda.

Onde se Hospedar?

Ficamos do lado europeu, nas proximidades da Basílica de Santa Sophia (Hagia Sophia) no bairro Sultanahmet, que é a área antiga, mais histórica. Foi um lugar muito bom, que indicamos demais, pois fez toda a diferença e nem precisamos pegar transporte público.

Nos hospedamos no Hotel Sura Design Hotel. Nas proximidades tem vários restaurantes, e pontos de interesse.

Primeiro Dia

Comece o dia visitando o que estiver às proximidades do seu hotel. Mas, se acatar a nossa sugestão de ficar em Sultanahmet, comece pela Basílica de Santa Sophia.

Aya Sofia

Aya Sofia - Istambul
Em frente ao museu Aya Sofia, em Istambul

Se quiser visitar este museu, chegue um pouco mais cedo, geralmente as filas são bem grandes a partir das 10h30. Você pode comprar o ingresso lá mesmo, nos guichês (que aceita dinheiro) ou nas máquinas de autoatendimento, estas só aceitam cartão de crédito.

A Catedral foi construída entre 532 e 537 na época do Império Bizantino, serviu a esta função até ser transformada em uma igreja Católica romana. Em seguida, quando Constantinopla foi conquistada pelo Império Otomano ela foi transformada em uma mesquita, e as imagens de Jesus, Maria e outros santos foram cobertas com emplasto. Somente em 1931 é que se transformou em museu e ainda está sendo restaurada. Alguns mosaicos estão sendo descobertos e recuperados.

Istambul
Mosaicos da Aya Sofia ainda sendo restaurados. A imagem original está abaixo à direita

A catedral é mais que um ícone religioso, é uma obra arquitetônica muito valiosa que merece ser visitada e conhecida. Reserve cerca de 2h para o passeio. Em seguida, tire algumas fotos na Praça Sultanahmet e siga para a Mesquita Azul.

Valor de Janeiro de 2019: 60,00 TL

Mesquita Azul

Blue Mosque
A Mesquita Azul ainda está em funcionamento, por isso, fique atendo aos horários de visitação.

A Mesquita Azul (Blue Mosque, em inglês), ficou conhecida por este nome, pois no seu interior tem mais de 20 mil azulejos azuis ao redor da cúpula e da parte superior. Mas, seu nome verdadeiro é Sultanahmed Camiii. A Mesquita foi construída pelo Sultão Ahmed I, entre os anos de 1609 e 1616 e tinha o objetivo de superar a Aya Sophia em beleza, apesar de ter a metade do tamanho da Catedral.

A Mesquita ainda está em pleno funcionamento, por isso, antes de ir, verifique os horários de oração, embora fique aberta de 9h às 19h, existem intervalos para oração e nestes horários não é permitido fotografar, logo a entrada de turista é restrita a aqueles que vão rezar, se não for o seu caso, deixe para outra hora. Às sextas-feiras, como todas as mesquitas, esta também não funciona.

É importante lembrar que não é permitida a entrada de pessoas com roupas inadequadas na Sultanahmed Camiii, mas eles dão lenços e uma saia, caso você esteja fora do “dress code”. Quando fomos era inverno, então eu usei a minha echarpe como lenço e, como estava cheia de roupas para aguentar o frio, não tive problemas. Mas, é sempre bom levar um lenço na bolsa para estas ocasiões. O passeio dura em média 40 minutos. Em seguida siga para as cisternas da Basílica Aya Sofia, se tiver interesse. Não tivemos tempo de ir, infelizmente.

Blue mosque
Interior da Mesquita Azul. O lenço é obrigatório para as mulheres que desejam entrar na Mesquita.
Entrada Gratuita

Palácio Topkapi

Palácio Topikapi

Quando sair das Cisternas da Basílica, caso opte em ir, siga um pouco mais à frente e faça uma parada no Palácio Topkapi. O local é enorme, dedique tempo, pois além de tudo o que oferece, tem um harém do sultão na parte interna do Palácio, que vale a pena pagar um ingresso extra para visitar.

São 700 mil metros quadrados, com quatro pátios e vários outros ambientes que mostram relógios, armas e tesouros reais. O Palácio foi inaugurado em 1.465 e nas décadas seguintes, a cada novo governante ele era ampliado e tinha algumas partes modificadas.

Um dos lugares mais lindos que visitamos foi o tesouro, sugerimos até que você comece por aqui, pois geralmente tem fila. Neste lugar estão alguns dos objetos mais valiosos do mundo, incluindo um diamante de 88 quilates, que pertenceu à mão de Napoleão, Letícia Ramolino; Lá também está a arma mais cara do mundo, chamada de punhal de Topkapi, feita toda em outro e cravejada de esmeraldas; Além de outros objetos de importante valor religioso aos muçulmanos.

Reserve de 3 a 4 horas para conhecer, entender e aproveitar cada lugar do museu. Em seguida, você pode ir ao Museu Arqueológico, se tiver interesse. Nós também não fomos por falta de tempo.

Valor em janeiro de 2019: Palácio – 60,00 TL e Harém – 35,00 TL.

Grand Bazaar

O mais antigo mercado da Turquia é também um dos mais antigos e maiores do mundo. O Kapalıçarşı ou simplesmente Grand Bazaar, para nós é o lugar ideal para comprar joias, roupas, artesanatos e souvenir.

São 45 mil metros quadrados e mais de 20 mil pessoas trabalhando no mercado e as visitas diárias, dependendo da época do ano variam de 300 a 500 mil. Então, prepare-se para ver gente.

Dedique tempo e não deixe de visitar e quem sabe almoçar nos restaurantes típicos que ficam nas redondezas. Os preços são muito acessíveis pois a maioria é onde os vendedores almoçam.

Dica importante: Ainda que você não seja um negociantes nato, pechinche antes de comprar qualquer coisa, mas seja razoável e vá até onde o bom senso permitir.

Passeio no Bósforo

3 dias em Istambul - passeio no Bósforo
Passeio no Rio Bósforo com jantar, uma ótima opção para conhecer um pouco mais da cultura

Este passeio é imperdível. O nosso foi à noite e não nos arrependemos disso. Compre pela internet ou nos guichês de venda no centro. Observe quais são navios bons. Consideramos que US$30 para cada pessoa, incluindo jantar e transfer do e para o hotel, seja razoável. Dentro do hotel paga-se o dobro, pelo menos.

Se você gosta de deixar tudo reservado com antecedência, faça isso pelo Get Your Guide, nunca tivemos problemas e sempre foram os mais baratos.

 

Vista do Rio Bósforo
Vista à partir do Rio Bósforo, em cruzeiro, à noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *