Av. Liberdade, Lisboa Portugal
Destaque Europa

O que fazer em Lisboa

Portugal é um dos países mais procurados pelos brasileiros, não somente pela língua falada, mas pela proximidade cultural, histórica e pela gastronomia também.

Que Lisboa é a capital queridinha dos brasileiros todos já sabem e segundo pesquisa divulgada pela revista Viagem e Turismo, Lisboa está entre os três destinos mais procurados pelos brasileiros, o primeiro da Europa. Isso deve-se muito pela proximidade que temos com o povo português. Mas, você já foi a Portugal? Sabe o que fazer em Lisboa? Se precisa de Dicas dessa capital super acolhedora, leia este post.

Mosteiro dos Jerónimos - Em Lisboa Belém o que fazer?
Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, na Freguesia de Belém, Esta é uma das mais visitadas atrações turísticas da capital portuguesa.

Depois que a Companhia Aérea TAP colocou mais voos diretos para Lisboa de várias cidades do Brasil, acrescentando stop over free (parada grátis) na capital portuguesa, muitos brasileiros resolveram passar ao menos 3 dias em Lisboa.

Mas, você sabe quais as principais atrações e o que pode fazer em Lisboa em poucos dias? Nós ajudamos você. Vamos começar pela foto acima: Mosteiro dos Jerónimos, que fica na Freguesia de Belém, quando for lá, visite também a Torre de Belém e coma uns pastéis originais de Belém também.

Mosteiro dos Jerónimos

Para quem tem poucos dias em Lisboa, sugerimos começar pela freguesia de Belém onde têm várias atrações bem próximas. Dentre as mais interessantes e bonitas atrações neste bairro, está o Mosteiro dos Jerónimos, que fica na área de Belém, bem pertinho da Torre e do mais famoso pastel. O Mosteiro dos Jerónimos fica ainda mais lindo ao cair da noite, fica iluminado, com essas cores brilhantes.

O Mosteiro é do século XVI e tornou-se em 1983, Patrimônio Mundial instituído pela UNESCO. Vale muito a visita.

Torre de Belém

Um dos ícones da arquitetura portuguesa, às margens do Rio Tejo, a Torre de Belém, foi classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco e é também uma das 7 maravilhas de Portugal. O local é parada obrigatória para os turistas. Se você optar por não entrar, ao menos passeie pelas margens do Rio porque a brisa é uma maravilha. Mas, se optar por subir ao alto da Torre terá uma linda vista, especialmente ao pôr-do-sol.

O que fazer em Lisboa. Visitar a Torre de Belém
Torre de Belém em Lisboa – Portugal. Foto: Partiu A Dois.

Pastel de Belém

Você pode até dizer que isto não é uma atração turística, mas não só é, como tornou-se parada obrigatória para quem gosta da confeitaria portuguesa. E quem não gosta?

A perguntamos também, existe algo mais tradicional que os pastéis de Belém? Nada melhor do que comer os originais, deliciosos na confeitaria de Belém, fundada em 1837.
A história que se conta por lá, é que próximo ao Mosteiro dos Jerónimos existia uma refinaria de cana-de-açúcar e junto dela, uma loja. Em consequência da revolução Liberal, que expulsou o Clero e encerrou mosteiros e conventos, em busca da sobrevivência, alguém do Mosteiro pôs a venda nessa mesma loja, doces pastéis, que logo foram designados de “Pasteis de Belém”, produzidos até hoje na “Oficina do Segredo”. Mesmo com o passar do tempo, o que dizem é que a receita se mantém a 7 chaves e que o sabor é inconfundível e incomparável.

A marca Pastéis de Belém é registrada, por isso, as imitações são chamadas de pastéis de Nata.
Você não pode ir a Lisboa e não provar esse pastel.

DICAS: Não peça pastéis de Belém se não for nesta confeitaria, os portugueses com certeza vão te consertar com um tom de repreensão, dizendo que é “Pastel de Nata e não de Belém, os de Belém só se encontra pelas bandas da freguesia de Belém”, na pastelaria do mesmo nome.

Ah, e quando for lá, entre pelo lado, pois a fila enorme é pra quem quer comprar só pra levar. Entre, sente, peça uma porção pra comer lá e depois peça o seu para levar. O lugar é aconchegante e tipicamente português, com aqueles azulejos lindos.

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é mais uma atração turística imperdível em Portugal. Ele é uma das construções mais antigas de Lisboa, com uma história de mais de 8 séculos. A vista de cima do Castelo também é linda. Vale a pena conhecer.

Mercado da Ribeira

Onde comer em Lisboa?
Mercado da Ribeira com certificação da Revista Time Out.

Quem já foi à Lisboa e não conheceu o melhor do Mercado da Ribeira não sabe o que perde. O Mercado comporta mais de 40 espaços, incluindo 24 restaurantes, bares e salas de espetáculos. Ele foi o primeiro no mundo a ser todo “experimentado” pelos críticos da Revista Time Out, ou seja, tudo de ótima qualidade, com um conceito “fast” das melhores comidas. Segundo a própria revista, lá come-se o melhor hambúrguer, a melhor pizza e muito mais.
Nós optamos pelo tradicional bacalhau! Estava sensacional! ⠀⠀⠀⠀⠀
Ah, mas quem está acostumado com os preços baixos de Lisboa, pode estranhar o valor das comidas. Um pouco acima do padrão da cidade. O mercado está sempre lotado, mas vale a pena!

Chiado, Bairro Alto e Alfama

Reserve um dos seus dias para conhecer estes bairros. Chiado e Alfama são considerados os bairros mais boêmios, com ótimos restaurantes. Especialmente no Bairro Alto você tem uma vista espetacular da cidade. Fomos à noite e ficamos muito encantados com a vista de cima. Já o bairro Alfama é bem tipicamente português, com suas ruelas pitorescas. Por lá tem muitas casas de fado também.

Tours em Lisboa

Se você não tiver tanto tempo assim em Lisboa, podemos sugerir que façam aqueles passeios em ônibus hop-on hop-off em Lisboa. São relativamente baratos e você pode subir e descer de acordo com as atrações da sua preferência.

Outra possibilidade para os mais ousados, como nós, é usar os carros elétricos para um passeio. Como ficamos apenas 3 dias em Lisboa da primeira vez que fomos, sem muito tempo pra ver o que gostaríamos, alugamos um carinho elétrico super simpático, faz parte do Lisboa Eco Tours, que aluga esse tipo de carro para turistas. Ele tem um GPS que faz a rota de acordo com o tempo escolhido por você na hora da compra do pacote. O GPS também tem áudio que conta histórias dos pontos turísticos por onde a gente vai passando. Muito legal! O bom é que tem lugares que você pode estacionar por ele ser bem pequeno. Os pontos negativos é que não é lá super confortável e diferente do ônibus, você vai precisar devolver o carro no mesmo lugar que pegou. Mas, o passeio é bem legal.

Museu do Azulejo

Museu do Azulejo em Lisboa - o que fazer em portugal
Topo da Igreja em estilo Barroco dentro do museu do Azulejo, em Lisboa. Foto: Partiu a Dois

Apesar do topo da igreja barroca do museu do azulejo ser muito imponente, uma das características do estilo, o museu em si não é muito atrativo. Coloca o azulejo nos diferentes contextos históricos, mostrando as peças utilizadas de acordo com o período, mas pessoalmente achamos sombrio e um pouco mal cuidado. Mas, se você gosta, são apenas 5 euros e a visita é bem curtinha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *